É tempo de listas. Após as 50 melhores séries de todos os tempos, eleitas pelos leitores da revista britânica de entretenimento Empire, chegou a vez da Monet, publicação voltada aos assinantes da NET, elencar os 100 maiores seriados.
Fizeram parte da banca jornalistas, roteiristas, atores, diretores, publicitários, cineastas, fotógrafos, críticos de cinema, músicos, diretores de programação e produtores. Entre os votantes estavam Fernanda Furquim, editora do blog Revista TV Séries.
Um dado curioso. Na Empire, 22% das atrações eleitas eram britânicas. Na Monet, apenas 9% são brasileiras.
Para mim, a entrada de Heroes na lista de melhores séries de todos os tempos continua sendo uma piada de mau gosto, por mais que eu goste da série. De qualquer forma, a lista da Monet corrige algumas injustiças. A ausência de Veronica Mars, Star Trek: Deep Space Nine, Star Trek: The Next Generation e Babylon 5 é excelente. Essas séries só costumam aparecer quando nerds descobrem uma eleição e arrebentam a votação.
Vale ressaltar outras correções, como a excelente posição de Sex and the City e a inclusão de clássicos como Um Amor de Família, Anos Incríveis, M*A*S*H e I Love Lucy.
Agora, assim como fiquei em dúvida com o quinto lugar para Lost na Empire, fico ainda mais cabreiro com a segunda posição na Monet. A série é uma grande incógnita, repito. Não só por seu roteiro cheio de mistérios. Já passamos da metade da história e não há certeza alguma se Lost terminará unindo todas suas pontas ou se será uma grande decepção que enrolou os fãs por seis anos.
Ausências novamente sentidas: Coupling (UK), The L Word, Nova Iorque contra o Crime e Oz – Gilmore Girls desta vez aparece em uma (nada honrosa) 53ª posição.
Veja a lista:
100. Casal 20
99. Esquadrão Classe A
98. O Bem Amado
97. The Nanny
96. SWAT
95. Scrubs
94. My Name is Earl
93. James West
92. Havaí 5-0
91. Futurama
90. A Família Addams
89. Arrested Development
88. Anjos da Lei
87. The 4400
86. O Vigilante Rodoviário
85. Cilada
84. Sanford and Son
83. A Família Trapo
82. As Aventuras de Rin Tin Tin
81. CSI: NY
80. Kung Fu
79. Dawson’s Creek
78. Tudo em Família
77. Magnum
76. Will & Grace
75. Bonanza
74. Carga Pesada
73. Monty Python’s Flying Circus
72. Os Monkees
71. That ’70s Show
70. TV Pirata
69. Inspetor Maigret
68. Monk
67. The Office (UK)
66. Missão: Impossível
65. Kojak
64. Law & Order
63. CSI: Miami
62. Ugly Betty
61. Law & Order: SVU
60. Os Intocáveis
59. Barrados no Baile
58. Nip/Tuck
57. A Ilha da Fantasia
56. O Agente da UNCLE
55. Miami Vice
54. Alfred Hitchcock Apresenta
53. Gilmore Girls
52. Grey’s Anatomy
51. Prison Break
50. Beavis e Butt-Head
49. Two and a Half Men
48. 3rd Rock from the Sun
47. Chips
46. National Kid
45. 30 Rock
44. Mary Tyler Moore
43. Desperate Housewives
42. O Homem de Seis Milhões de Dólares
41. Terra de Gigantes
40. A Grande Família
39. Profissão: Perigo
38. Absolutely Fabulous
37. Roma
36. Os Normais
35. Segura a Onda
34. Um Amor de Família
33. Weeds
32. The West Wing
31. The Office (US)
30. A Gata e o Rato
29. Columbo
28. ER
27. O Túnel do Tempo
26. South Park
25. Além da Imaginação
24. Anos Incríveis
23. Heroes
22. I Love Lucy
21. M*A*S*H
20. As Panteras
19. Jeannie é um Gênio
18. A Sete Palmos
17. CSI
16. Batman
15. Star Trek
14. A Feiticeira
13. Arquivo X
12. Perdidos no Espaço
11. Armação Ilimitada
10. Agente 86
9. Os Simpsons
8. House
7. 24 Horas
6. Sex and the City
5. Família Soprano
4. Friends
3. Twin Peaks
2. Lost
1. Seinfeld
Concorda? Discorda? Alguma série valorizada demais? Algum seriado esquecido?
1. Matheus Rossy
Lost mereceria ser a melhor.
Seinfield é legal, mas não chega a ser uma grande séries. Prefiro Os Normais do que ela – mil vezes!
12 de October de 2008 às 22:542. vanderlucio
Nossa, lista muito mal feita. Quem postou isso aqui não tem gosto. Mas tudo bem. Gostos não são iguais.
21 de October de 2008 às 21:193. Said Dazzi
Estou procurando o nome em portugues de um filme que a Mary Tyler Moore fez com Louis Jourdan em 1969. O filme só foi pra TV. O título original é Run a Crooked Mile, onde a Mary protagonizou a personagem Elizabeth Sutton.
23 de October de 2008 às 21:434. Ale Rocha
Said, infelizmente não encontrei o nome do filme em português.
24 de October de 2008 às 09:395. Moisés
Seinfield em primeiro? Ridículo! Na minha lista não ficaria nem entre as 50 melhores.
9 de November de 2008 às 03:486. Guilherme
Adivinha: se tivesse uma lista das 100 piores listas de todos os tempos, essa ganharia. Pra mim, colocaram séries antigas pra fazer um grau, quando existem varias séries atuais perfeitas que nem apareceram. Doeu ver coisas como As Aventuras de Rin Tin Tin, enquanto séries boas como Desperate Housewives aparece em uma posição tão ruim. Além disso, várias séries atuais e boas não estão. Dawson’s Creek era boa, mas eu acho que One Tree Hill superou. Nem tá na lista. Só eu não achei graça em Seinfield? Pelo que pesquiso, não sou o único. A maioria das pessoas que conheço prefere Friends à Seinfield. Friends merecia pelo menos o segundo lugar. Lost em primeiro.
3 de December de 2008 às 11:117. Alex
Lost é a melhor. Seinfeld em primeiro foi ridículo. Aliás, essa lista esta ridícula. Sex and the City em sexto, 24 Horas em sétimo. Simpsons, pra mim, só perde para Lost. House é bom, mas oitavo, na frente dos Simpsons, acho que é demais pro doutor. Enfim, listas são sempre ridículas.
9 de January de 2009 às 22:018. Ana
Pena! Não concordei com a lista, mas, enfim, gostos não são iguais! Para mim Grey’s Anatomy é a melhor série televisiva dos últimos tempos e não é à toa que ganhou tantos Emmys nos EUA. Tem uma história simples, grandes atores e sempre algo para nos ensinar, ao contrário de muitas séries que andam para aí!
1 de March de 2009 às 14:029. Sheila
Estou há tempos procurando um seriado que não sei o nome, mas que estou à procura porque me deixou comovida sua história.
Conta de um avião que desaparece no ar e, depois de segundos, ele retorna. Os passageiros voltam estranhos… Por exemplo, havia uma mulher tetraplégica que voltou sã e saudável, podendo pular, correr, falar. Outro passageiro é um homen que fala em outra língua e muito rápido. Mas depois de uma hora, tudo volta ao normal. A mulher retorna tetraplégica e o homem não lembra de mais nada…
20 de April de 2009 às 10:5010. Ricardo
Olha, quem fez esta lista definitivamente não entende de seriado. Colocar Prison Break em 51°é demais. Dexter nem consigo achar na lista. Tá na hora de rever estas colocações.
22 de April de 2009 às 15:5811. Adriana Amorim
Ridícula a lista! Sequer consta Battlestar Galactica que, para mim, é a melhor já produzida até hoje. Fiz uma seleção das dez melhores do mundo tendo como critérios principais uma boa história, um bom roteiro, uma boa direção e uma boa edição, sem contar na atuação dos atores. Não conheço o número 1 desta lista, mas Lost não é uma série que mereça a segunda posição. Assim como Futurama não merece estar nos últimos lugares. Segue a minha:
1-Battlestar Galactica (Ficção científica/Drama) – 2004-2009
2-Futurama (Animação/Ficção científica) – 1999-2003
3-Nip/Tuck (Drama) – desde 2004
4-The Simpsons (Animação) – desde 1989
5-ER (Drama) – 1994-2009
6-Stargate Atlantis (Ficção científica) – 2004-2008
7-The 4400 (Ficção científica/Drama) – 2004-2007
8-The Nanny (Comédia) – 1992-1999
9-Farscape (Ficção científica/Drama) – 1999-2003
10-Stargate SG-1 (Ficção científica) – 1997-2007
Suplência: Chaves (Comédia) – 1971-1992
24 de April de 2009 às 22:3212. Hugo Leal
Na minha humilde opinião e concordando com a maioria até então, essa lista é desproporcional, porque muitas séries ÓTIMAS não estão aqui… E muitas PÉSSIMAS estão… Respeito o gosto de quem fez, mas não pesquisou bem. Não se pode dizer que sejam 100 melhores para mim. Discordo!
Os Simposons são fantásicos para estar aonde está.
Mr. Bean, se aparece, eu não vi no devido lugar – o topo.
Lost é ótimo, talvez devesse estar em primeiro.
Sobrenatural fora do devido lugar – topo.
Enfim, foram desmerecidas muitas séries EXCELENTES atuais…
2 de May de 2009 às 18:3313. Ivan
Brincadera essa lista, né!? Cadê Sobrenatural entre as cinco melhores? Fala sério, viu!
16 de May de 2009 às 16:2514. Alex
Battlestar Galactica é bom, mas pra se fazer qualquer lista, não pode colocar sua opinião, tem que ter muita pesquisa para fazer algo tão importante como melhor de todos. Lost, sim, é a melhor.
17 de May de 2009 às 19:3915. Diego
Friends é a melhor.
21 de May de 2009 às 00:2416. Augusto Cesar
Sinceramente, adoro as séries brasileiras e fiquei muito feliz por ver Os Normais e A Grande Família. Mas isso parece uma grande piada. 51º para Prison Break? Raramente a gente fica tão viciado e nervoso ao assitir uma série como essa. Na minha opinião estaria em primeiro lugar, coladinha com Lost.
22 de May de 2009 às 15:5417. Tiano
Cadê Prison Break? 51º é brincadeira, né!?
23 de May de 2009 às 23:0518. Bruno
Não concordei com quase nada nessa lista. Acho Lost a pior série de todos os tempos. Para mim, era Supernatural em primeiro, Prision Break em segundo e South Park em terceiro, sem querer desmerecer as séries antigas, claro.
24 de May de 2009 às 00:4119. Carlos
Essa lista é patética.
Law & Order: SVU ficou em 61º e é bem escrita, cheia de detalhes em cada cena.
Barrados no Baile, considerado um marco das séries adolecentes em 59º.
The West Wing, que transportou espectadores para dentro da Casa Branca, em 32º.
ER, a série mais indicada ao Emmy e que levou, se não me engano, quase 20 estatuetas, em 28º lugar.
M*A*S*H, que marcou a TV americana com 100 milhões de espectadores em seu último episódio, marca ainda não batida.
Lost, considerada piada pelos críticos, que apenas insiste que o telespectador “olhe o próximo episódio” para ter audiência, em 2º lugar.
E eles ainda não colocaram SOS Malibu, Jericho, Brothers & Sisters…
Para mim, essa lista não tem validade nenhuma. Foi feita por amadores que não entendem muito de televisão. O maior erro foi colocar séries brasileira junto das americanas. Se americano não sabe fazer novela, brasileiro não sabe fazer série.
16 de June de 2009 às 18:4520. Ellen
Concordo plenamente! Não é a primeira vez que Seinfeld ganha o primeiro lugar. O seriado é ótimo. Pena que seja antigo. Deveria reprisar. É muito bom. As piadas eram inteligentes, os personagens eram únicos e cativantes.
Friends e 3rd Rock from the Sun também merecem estar no topo. São muito boas, mas não como Seinfeld.
Lost é boa, mas se perdeu muito no decorrer da história, ficou cansativa. South Park e Os Simpsons também são f***!!
A lista está perfeita!
16 de June de 2009 às 21:1821. Lala
Ahhh, pelo amor de Deus! Friends depois de Lost??!?
Todo mundo que tem um pouco de vida social já parou de perder horas e horas assistindo a Lost há muito tempo! O J.J. se perdeu completamente no meio do enredo e o seriado perdeu a graça (e a audiência).
E cadê a melhor série do J.J abrahans, Alias?!!?!?! Que ganhou vários prêmios e que foi uma das primeiras séries do gênero a fazer tanto sucesso?
Por favor, que lista ruim!
17 de June de 2009 às 22:3422. Núria
Fala sério. Tá faltando Greek, Gossip Girl, Chuck, How I Met Your Mother, One Tree Hill.
Mas até que está boa a “listinha”.
19 de June de 2009 às 09:1223. James Hetfield
Cara… Prison Break em 51º lugar?
E não tem Supernatural nas 10 melhores? Supernatural era para estar entra as dez melhores séries.
18 de July de 2009 às 23:2424. Tania
Concordo plenamente, faltou Supernatural.
21 de July de 2009 às 19:5025. Regio Fernandes
Essa lista está mais do que errada. Amo Lost, mas cadê Dallas?
22 de July de 2009 às 10:4026. Ezequiel Lemos
Cara… Prison Break em 51º lugar?
Para mim, Prison Break tem que estar em as 10 melhores
Essa lista está muito ruim.
23 de July de 2009 às 11:3327. Sophie
Supernatural não está aí. A série é ótima.
Ela devia estar entre as dez melhores séries.
31 de July de 2009 às 18:3628. Matheus Guifer
Vale a pena ver as séries abaixo também. Gosto de todas igualmente:
Supernatural; The O.C.; Fringe; Las Vegas; Two and a Half Men; The Big Bang Theory; CSI: Miami; Smalville; South Park (sem ser na versão light); Friends (bom, mas é velho); e Rules of Engagement.
Acho que o resto já foi citado.
2 de August de 2009 às 18:2029. Thiago Irigoite
Ninguém falou nada sobre Twin Peaks aparecer em terceiro lugar!!!
É a série que mais dá sono de todos os tempos e tem um final ridículo. Considero perdidas as horas que passei assistido aquilo esperando que alguma coisa interessante acontecesse. Não devia nem aparecer em lista alguma.
4 de August de 2009 às 18:5230. Pedro Villar
Para mim, qualquer lista de melhores séries que não tenha Boston Legal não deve ser levada a sério.
É claro que gosto é relativo mas, convenhamos, Heroes é um lixo e todo mundo já está vendo isso. Concordo com as dúvidas sobre Lost. Apesar de ser fã, é o tipo de seriado que temos de esperar chegar ao fim.
Quanto ao resto é questão de gosto. Eu prefiro Friends a Seinfield, mas entendo ela estar em primeiro. E para mim, Law & Order merecia uma posição melhor, assim como eu nunca colocaria Prison Break nessa lista. Tudo questão de gosto pessoal.
As únicas ressalvas que vão além do gosto são sobre Heroes que, repito, é um lixo e Boston Legal, que merecia no mínimo um top 30.
6 de August de 2009 às 02:2531. Murilo
Lost não deveria entrar nem na lista das 1000 melhores séries.
7 de August de 2009 às 05:2832. Miguel
Concordo em partes, pena que deixaram de fora Cold Case e Supernatural, duas séries que realmente conquistaram o público jovem e superaram as expectativas em relação ao roteiro (principalmente Cold Case, com histórias surpreendentes) e a qualidade de produção (Supernatural, sempre com efeitos de arrepiar).
12 de August de 2009 às 03:4633. Daniel
Eu prefiro mil vezes Seinfeld a Friends. Como o amigo aí falou, a série tinha piadas inteligentes e o tema central (o nada) é, filosoficamente falando, uma das sacadas mais geniais que apareceu na televisão. Friends é legal também, mas Seinfeld supera com facilidade.
13 de August de 2009 às 11:3934. alexandra
Fala sério!!!
Esqueceram de Grey’s Anatomy!!!
Na minha opinião a melhor de todas as séries já produzidas!!!
13 de August de 2009 às 14:3435. TLS
Que lista horrivel.
Tá certo que Smallville está ruim pacas, mas merece estar entre as 20. Efeitos especiais melhores que muito filme por aí. Agora, Prison Break é o que tem de melhor. Lost e Supernatural também. The 4400. Heroes está cag***, mas a ideia inicial era boa. Parecia X-Men melhorado e, de repente, boom, fer*** tudo!!!
13 de August de 2009 às 19:3636. Ju
Cadê Smallville? Prison Break é a top.
13 de August de 2009 às 19:5137. Henrique
Nossa. Eu não entendo qual a graça de Lost. Qual é a historia de Lost que demora seis temporadas e até hoje continua na mesma?
Cadê Supernatural?? A melhor série de todos os tempos. É horrível esse ranking.
14 de August de 2009 às 03:3138. Isabella
Lista ridícula. Seinfeld é a série mais chata que já vi. Cadê Supernatural e Cold Case?
14 de August de 2009 às 15:1939. Thiagunner
My Name Is Earl merecia uma melhor posição, pois é divertido e é uma lição de vida também…
Grey’s Anatomy mercia mais. Mas é questão de gosto, pois essas são as séries que eu vi todos os episodios até agora.
17 de August de 2009 às 00:2340. Denise Rocha da Cruz
Gente, cadê Sobrenatural e Divisão Criminal? Sou apaixonada por essas duas séries. Junto com Lost, são as melhores para mim.
9 de September de 2009 às 21:3841. Amy
Nono lugar para Os Simpsons? Adorei! É com certeza uma das melhores séries que existem.
Mas Lost no segundo lugar? Humpf.
6 de October de 2009 às 22:3442. Pedro
Prison Break é a melhor!!!
20 de October de 2009 às 00:26